Cirurgia Robótica

O que é cirurgia robótica?

Cirurgia Robótica - O Robo da Vinci:

O sistema da Vinci® é o único sistema robótico comercialmente disponível que fornece ao cirurgião controle intuitivo, movimentos em escala e manipulação de tecidos delicados. Tem visualização 3-D dando características de cirurgia aberta permitindo que o cirurgião trabalhe através de pequenas incisões, caracterizando a cirurgia robótica, como minimamente invasivas.

Console do Cirurgião:

A utilização do robô da Vinci®, permite ao cirurgião operar confortavelmente, visualizando em 3-D as imagens cirúrgicas.

O cirurgião manipula os controles mestres situados abaixo com as mãos e pulsos naturalmente posicionados em relação aos seus olhos.

O sistema traduz imediatamente os movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião, em movimentos precisos e em tempo real para as pinças cirúrgicas.

Instrumentos Endowrist®

Os instrumentos Endowrist ® possuem sete graus de liberdade de movimento que imitam as habilidades das mãos e dos pulsos humanos.

Cada instrumento tem uma função específica tal como sutura, corte e dissecção de tecidos.

Movimento em escala que reduz o tremor.



História da Cirurgia Robótica:

Nos anos 80 o Departamento de Defesa dos Estados Unidos iniciou um projeto a fim de desenvolver um programa de cirurgia remota para campos de guerra. A idéia (semelhante aos aviões não tripulados atuais) foi de substituir médicos por robôs afim de minimizar as perdas nos conflitos, por isso o nome cirurgia robótica. Desde então, a telecirurgia avançou e em 1995, a empresa Intuitive Surgical foi fundada e lançou seu primeiro robô cirúrgico, o da Vinci, no mercado (ano de 2000) para utilização em cirurgias laparoscópicas.

A cirurgia robótica evoluiu muito ao longo dos anos, e o robô foi sendo adaptado às necessidades. Hoje ajuda os cirurgiões a realizar cirurgias minimamente invasivas com suas inúmeras funções e facilidades (ver vantagens do robô).

Os últimos modelos foram construídos com visão 3D, com qualidade HD (1080i) e instrumentais cada vez mais modernos e eficientes.

Em um futuro próximo, novas tecnologias estarão sendo incorporadas ao Robô (realidade virtual, feedback háptico), facilitando e aperfeiçoando a cirurgia robótica, o trabalho da equipe cirúrgica e os resultados finais para os pacientes.

GALERIA DE FOTOS

Clique na imagem para ampliar